O seguro automóvel é sempre o seguro mais pesquisado no site da MOVA Seguros. Sabemos bem porquê. Afinal, quando falamos de um seguro automóvel, a primeira palavra que vem à cabeça é “obrigatório”. E a segunda é “barato”… Contudo, dar-lhe importância só porque é obrigatório é muito redutor. 

Na verdade, um seguro automóvel vai além do que a lei obriga. Oferece uma proteção muito abrangente. E, na maior parte dos casos, com um preço te vai surpreender.

O seguro automóvel “obrigatório”

A lei obriga a que um veículo em circulação tenha um seguro automóvel em vigor. Para tal, a apólice tem de cobrir a reparação de eventuais danos corporais ou materiais causados a terceiros. Queres um exemplo? Um condutor despista-se e destrói um muro de uma habitação alheia. Será o responsável pelo seu conserto. No entanto, o seguro encarrega-se disso. Da mesma forma, se atropelar um peão e este precisar de cuidados médicos, será a seguradora a assumir a fatura do tratamento. No entanto, estas coberturas têm um limite imposto pela lei: 6.070.000€ para danos corporais e 1.2220.000€ para danos materiais

A arte de encontrar as coberturas certas

Um seguro automóvel pode abranger mais do que estas coberturas obrigatórias. A esse outro nível de proteção chamamos coberturas “facultativas”. No entanto, este nome é enganador porque parece que podemos prescindir delas. Ao contrário, elas oferecem uma segurança adicional a quem as subscreve. Vamos assinalar três delas, mas existem muitas mais. 

Em primeiro lugar, a cobertura de danos próprios assegura a reparação dos danos sofridos pelo veículo. Assim, voltemos ao exemplo do carro que vai contra um muro. O que sucedia se tivesse apenas a cobertura de responsabilidade civil (obrigatória)? O encargo de reparar o automóvel sobraria para o dono do veículo. Ao contrário, com uma cobertura de danos próprios, será a seguradora a encarregar-se das reparações necessárias.

Atreves-te a pedir uma simulação?

Em segundo lugar, a assistência em viagem é uma cobertura muito útil. Ninguém gosta de ficar empanado no meio do nada, com o carro cheio de malas, a caminho de umas férias e sem ter quem o auxilie.

Por fim, a cobertura de proteção jurídica é muito importante. Há conflitos em que a via judicial é a única alternativa. Neste caso, não é preciso contratar um advogado. Já tem direito a esta proteção.

O preço a pagar por estas coberturas facultativas, com um enorme valor acrescentado, vai surpreender-te. 

Um seguro automóvel é muito mais do que uma carta verde comprada ao preço mais baixo. Para encontrar a solução mais adequada e competitiva para cada caso é preciso falar com um especialista. É para isso que a MOVA Seguros existe

We’ve got you covered. 

Nota: Esta comunicação não dispensa a consulta da informação contratual e pré-contratual legalmente exigida.

Também te pode interessar…