O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório. De facto, todas as empresas que tenham nos seus quadros trabalhadores por contra de outrem precisam de ter uma apólice deste ramo em vigor. Além disso, também os trabalhadores em nome individual devem, por lei, estar protegidos quando sofrem um acidente no decurso da sua atividade profissional. 

As coberturas do seguro de acidentes de trabalho

O seguro de acidentes de trabalho garante:

  • O pagamento das despesas de tratamento decorrentes de um acidente de trabalho;
  • Um subsídio diário enquanto ele estiver impossibilitado de trabalhar;
  • O pagamento de um capital em caso de morte e invalidez que resultem do acidente.

Este seguro é obrigatório porque estes encargos são da responsabilidade das entidades empregadoras. No entanto, estas podem não ter capacidade financeira para os cumprir. Assim, a seguradora substitui-se à empresa e assume este encargo. Por um lado, garante-se a estabilidade financeira do trabalhador. Por outro lado, também se assegura que a empresa não fica com a sua atividade e o seu futuro ameaçada por causa de um acidente deste tipo.  

Quando estão protegidos

Um seguro deste género tem muitas especificidades. Por isso, é importante receber o melhor aconselhamento antes de o subscrever. De facto, na MOVA Seguros estamos habituados a prestar esse aconselhamento.

No entanto, acontece que o seguro de acidentes de trabalho protege mais do que se pensa. Em primeiro lugar, está em vigor durante todo o horário de trabalho, incluindo pausas e intervalos. Em segundo lugar, também é válido no percurso para o trabalho e no regresso. Por fim, também protege se o trabalhador estiver numa ação de formação ou a desempenhar funções fora do local de trabalho habitual, por exemplo. 

A importância de encontrar a melhor solução

Quando se trata de proteger a sua empresa, o seguro de acidentes de trabalho pode não ser suficiente. Na verdade, há outras soluções que são muito importantes. Um seguro de ciber-riscos protege-a de ataques informáticos cada vez mais frequentes. Depois, os PPR funcionam como um complemento de reforma. Em terceiro lugar, um seguro de saúde combate o absentismo e melhora o nível de satisfação dos trabalhadores. 

Apesar de tudo, a boa notícia é que estas soluções não têm de ser um investimento relevante. Na verdade, além de poderem  acarretar benefícios fiscais, podem ser subscritas em conjunto com os acidentes de trabalho. E sem que a contabilidade sofra com isso.

Fale connosco. Estamos cá para ajudar. 

We’ve got you covered. 

Nota: Esta comunicação não dispensa a consulta da informação contratual e pré-contratual legalmente exigida.

Também te pode interessar…