Sim, a MOVA Seguros é neutra em carbono e agradecemos à Associação Plantar Uma Árvore por serem nossos parceiros neste desafio. De facto, foi neste mês de agosto que atingimos um objetivo muito importante. Garantimos que as emissões de carbono previstas para os próximos doze meses de atividade da MOVA vão ser compensadas com a plantação de árvores integradas em projetos de conservação e promoção da floresta nativa.
O que é ser neutra em carbono?
Desde o dia da sua fundação que a MOVA Seguros decidiu ser neutra em carbono. Na verdade, esse é um dos pilares da nossa atividade. Para tal, definimos uma estratégia com três vias. Em primeiro lugar, avaliamos quantas emissões produzimos. Todos os anos fazemos uma auditoria à nossa atividade. Depois, trabalhamos para reduzir estas emissões, poupando onde é possível poupar. Por fim, compensamos as emissões produzidas com a plantação de árvores que vão sequestrar o dióxido de carbono produzido. É aqui que entra a Plantar Uma Árvore.
A importância da parceria com a Plantar Uma Árvore
Como dissemos, no final de cada ano, fazemos contas à vida. Vemos se a MOVA Seguros deu lucro ou prejuízo. Mas também fazemos um relatório sobre a nossa pegada ecológica, avaliando a quantidade de CO2 que a nossa atividade gerou.
No entanto, decidimos não ficar por aí. Não vamos esperar por esse final do ano para fazer a diferença. Assim, foi já neste mês de agosto que mandámos plantar as primeiras nove árvores em nome da MOVA. Representam um sequestro de 8 toneladas de CO2, a quantidade que admitimos emitir nos próximos 12 meses de atividade.
Só plantar árvores não chega
Contudo, a melhor maneira de termos uma atividade neutra em carbono é não emitindo CO2. A compensação será sempre um mal menor. Por isso, evitamos a impressão em papel e as viagens desnecessárias. Substituimo-las pelos emails, as digitalizações, os whatsapps e telegrams, zooms e redes sociais. Mesmo assim, queremos saber de onde vem toda a electricidade que consumimos. Preferimos contratos que nos garantem que a eletricidade consumida provém de fontes de energia limpa.
E há uma componente de responsabilidade ambiental na relação que temos com as seguradoras com que trabalhamos. Dá-nos trabalho, mas lemos as letras pequeninas de todos os Relatórios e Contas. Queremos conhecer onde elas aplicam os fundos que gerem. Assim, por exemplo, quando sugerimos um investimento a um cliente, não estamos a contribuir para o financiamento de indústrias poluentes.
Cada ação conta. Todos os dias são uma oportunidade para melhorar a nossa pegada ecológica. Como aconteceu neste mês de agosto. Parabéns a nós!
Photo by Miha Rekar on Unsplash