Ser uma insurtech não é para todos. É verdade que passamos noites acordados por causa das preocupações, trabalhamos horas sem fim, estamos sempre à procura de financiamento e temos de lidar com incumbentes, seguradoras ou reguladores. Mas o mais difícil é explicar que somos uma tech numa reunião de seguros e que somos do insurance numa reunião de tecnologia. Em ambos os casos olham para nós, torcem o nariz e perguntam: “o que estão aqui a fazer?”.
Então vamos lá falar sobre o que a MOVA Seguros anda aqui a fazer.
O que é uma insurtech?
O termo insurtech é recente e define empresas que trabalham na área dos seguros, mas com um twist. Usam a tecnologia como uma alavanca para inovar e criar soluções na indústria seguradora, tornando-a mais eficiente. A sua emergência está muito ligada às fintech (que se dedicam ao setor financeiro).
Este século, e sobretudo a partir do início da sua segunda década, assistiu a uma alteração da experiência do consumidor. O mobile, a inteligência artificial, a big data ou os bots de apoio alteraram a relação entre a oferta e a procura e a forma como os produtos e serviços são distribuídos. Entre os setores que mais caminharam esse percurso da inovação estava a banca. Em consequência, os seguros acabaram por ser contaminados por esta revolução e, voilá, começaram a aparecer insurtechs.
É estimado que, em 2022, o valor do mercado global das insurtechs chegue aos 5,44 biliões de euros e que cresça mais 50% por ano até 2030. Isto já não é uma brincadeira. E também em Portugal o mercado está a mudar. Há cerca de seis anos que começaram a surgir insurtechs nacionais de forma consistente. Quais? Bom… não vamos fazer aqui publicidade à concorrência, mas uma visita à Fintech Portugal ou ao ECO Seguros ajuda a saber quais são.
Por que somos uma insurtech
Sempre soubemos que a MOVA Seguros ia ser outra coisa. Queremos distribuir seguros de forma independente, encontrando os melhores deals para cada solicitação do cliente. Isto é uma novidade? Não é! No entanto, queremos fazê-lo de forma ágil e descomplicada. E é aqui que começa o desafio. Os seguros são um produto complexo. Uma apólice de seguro automóvel (incluindo informações pré-contratuais, condições gerais, especiais e particulares) tem mais palavras do que Os Lusíadas. Assim, para tornar a experiência do utilizador aprazível temos de garantir:
- Que ele sabe o que está a comprar: investindo na compreensão do produto;
- Um processo de compra fluido e breve: para não perder leads e não deixar o trabalho a meio;
- Acompanhamento virtual: se quisermos escalar o negócio não conseguimos estar em mil reuniões ao mesmo tempo.
O passo seguinte foi o desenvolvimento de uma plataforma de negócios poderosa que conseguisse responder a todos estes desafios. E isso implicava uma ferramenta nova (e cara, para os nossos padrões). É nisso que estamos a trabalhar e é por isso que nos intitulamos uma insurtech. Não somos os únicos nem seremos os primeiros a fazê-lo. E ficamos contentes que assim seja. É sinal de que o mercado em Portugal está a evoluir. A bem da sustentabilidade da indústria, da economia nacional e, sobretudo, dos clientes, que são o nosso oxigénio.
Mas continuamos a respeitar o passado
Os seguros são a nossa família. E, como em todas as famílias, por vezes andamos às turras, zangamo-nos e ficamos frustrados. Mas, no fim do dia, sabemos que família é família. Respeitamos a forma tradicional de distribuir seguros. Afinal, há mais de uma década que o fazemos, na MOVA ou noutro lado, porque nós somos nativos dos seguros. Vamos continuar a fazer seguros “da maneira antiga”. Nós preferimos chamar-lhe uma das maneiras certas.
Assumimos que a MOVA Seguros é uma insurtech. Tem uma plataforma que acreditamos ser cutting-edge, com business plan, weekly insights, uma lista de KPI e todo aquele jargão que parece hermético. Mas continuamos a almoçar com os gestores comerciais. A ligar aos clientes no seu aniversário. A discutir um negócio cara a cara.
Na MOVA Seguros todos têm um lugar. É assim que gostamos. E há cada vez mais gente a perceber o lugar das techs no meio dos seguros e das insurtechs no meio das tecnológicas.
Se quiserem saber mais sobre a MOVA Seguros e o nosso projeto, usem os nossos contactos.