“Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças.” (Charles Darwin)

No nosso dia a dia, como nos negócios, é fundamental estarmos permanentemente atentos à realidade que nos rodeia. Num mundo em constante e cada vez mais rápida mudança, os que não são capazes de identificar aquilo que são as oportunidades do momento e que teimam em não se adaptar aos novos desafios estão condenados a ficar para trás.

Nesse contexto, a digitalização das empresas, da economia e da sociedade é um fenómeno que inexoravelmente veio para ficar. Isso acontece de tal forma que juntar as palavras “transição” e “digital” numa só expressão já se revela como um autêntico eufemismo: não é possível existir uma verdadeira transição das comunidades sem digitalização, nem uma digitalização global sem uma transição generalizada.

Negócios novos: a revolução é agora

Essa revolução que afeta nas suas mais variadas dimensões a vida de todos nós já não é algo do futuro, nem sequer dum horizonte que esteja mais ou menos próximo, mas sim de um presente que se revela de forma clara e irreversível perante todos. Por isso, é crucial que as pessoas se mobilizem de maneira a poderem tirar o melhor proveito possível das infinitas potencialidades desta incrível era digital, de forma a não ficarem paradas num tempo que já deixou de fazer sentido de existir.

Neste novo mundo, as empresas e empreendedores jogam evidentemente um papel absolutamente central para a evolução e democratização daquilo que é a digitalização. Sendo eles motores indispensáveis para a inovação e progresso das sociedades, cada vez mais nos deparamos com negócios novos que, de um modo arrojado e disruptivo, têm a capacidade de trazer notáveis melhorias ao bem-estar das pessoas.

Por isso, cabe-nos abraçar e tentar extrair o máximo possível desta era digital, que não só veio para ficar, como está aqui para nos ajudar a progredir enquanto sociedade e cidadãos num mundo globalizado. Ora, se a mudança é quase sempre uma altura de desafios, no que diz respeito à digitalização é também sinónimo de desenvolvimento e sobretudo de oportunidades.

Luís Gulbenkian, analista político