Escolher um seguro de saúde não tem de ser um bicho de sete cabeças. De facto, mais do que uma alternativa, um seguro de saúde serve como complemento para o Serviço Nacional de Saúde. Na verdade, há especialidades com longos tempos de espera nos hospitais públicos. Além disso, os serviços de saúde privados são considerados como serviços de excelência e de alta qualidade. Desta forma, um seguro de saúde garante um atendimento cinco estrelas para si e para a sua família.

No entanto, é importante perceber que tipos de seguros há e qual a melhor opção para o seu caso. 

Seguro de saúde com reembolso

Neste caso, o subscritor (o cliente) escolhe o prestador dos cuidados de saúde. Vai a uma clínica, hospital ou outra entidade e paga o valor total das despesas. Depois, envia a fatura para a seguradora. Por fim, recebe uma parte substancial do valor adiantado na sua conta. Este tipo de seguro tem a vantagem de poder recorrer à entidade de saúde privada que se quiser. No entanto, terá sempre de adiantar o valor total do pagamento. Nalguns casos, podem ser somas substanciais. 

Seguro na rede convencionada

Este tipo de seguro tem uma lista de prestadores associada. Ela é do conhecimento do subscritor (o cliente) e pode ser consultada com facilidade nos sites ou aplicações do seguro. Nestes casos, basta mostrar o cartão do seguro no atendimento. Apenas será pedido um co-pagamento. Um co-pagamento é uma proporção, geralmente diminuta, do valor total do tratamento, exame ou ato médico. Tudo o resto será assumido pela seguradora. Por um lado, tem a vantagem de não arcar com despesas avultadas. Por outro lado, só podemos recorrer à lista de entidades aderentes No entanto, esta é, por regra, é muito extensa. 

Planos ou cartões de saúde

Por fim, existem os planos ou cartões de saúde. Não são um seguro de saúde, mas uma garantia de acesso a cuidados médicos a preços convencionados. Assim, sabemos, à partida, quanto custará determinado ato médico. E também sabemos que, por sermos titulares daquele cartão, esse tratamento ou consulta é muito mais barato do que o preço de tabela. 

Como escolher um seguro de saúde?

De facto, a subscrição de um seguro de saúde pode parecer complicada. São tantas as opções. E são tantas as coberturas adicionais que se podem acrescentar: estomatologia, doenças graves, próteses oculares. Felizmente, a MOVA Seguros existe para simplificar. Conseguimos responder a todas as dúvidas e ajudar-te a escolher o seguro de saúde mais adequado ao teu caso.

We’ve got you covered.

Também te pode interessar…