A atividade seguradora tem, há muitos anos e com muito sucesso, dois produtos de investimento e aforro típicos. Todos nós, de uma forma ou de outra, já ouvimos falar dos Planos de Poupança Reforma (PPR), sob a forma de seguro, e dos Seguros de Capitalização. 

Tanto nos PPR como nos seguros de capitalização há a possibilidade de subscrever seguros com garantia de capital. Mas, na prática, o que significa esta garantia?

Na verdade, uma Seguradora, a operar em território português e comercializando produtos desta natureza, tem de respeitar uma série de premissas, verificadas periodicamente pela autoridade reguladora: 

  • Em primeiro lugar, e mais importante, a Seguradora garante o pagamento desse capital, sob a forma de um contrato, obrigando as partes envolvidas;
  • Depois, realiza investimentos com o capital dos clientes que se adequam a esta política prudencial. Isto quer dizer que, em linguagem técnica, que os investimentos são de rating elevado, considerados de grande qualidade e segurança;
  • Em terceiro lugar, a Seguradora garante um fundo de reserva, conhecido como a taxa de cobertura da margem de solvência (TCMS), que cobre eventuais problemas ou inconsistências que possam surgir;
  • Como dissemos, esta operação é supervisionada pela Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, sendo que a TCMS é monitorizada mensalmente e nunca poderá ser inferior a 100%. Caso contrário, a venda de produtos desta natureza é proibida;
  • Por fim, e como último recurso, é possível a entrada de um investidor ou da própria autoridade na gestão da Seguradora de maneira a honrar os compromissos assumidos com os clientes. Este cenário é, felizmente, raríssimo na atividade seguradora. 
  • É importante notar que esta garantia de capital não se limita a 100 mil euros, como acontece nos depósitos a prazo da banca. Estende-se à totalidade do capital investido, seja qual for o montante. 

Por tudo isto, os PPR sob a forma de seguro e os Seguros de Capitalização são os produtos ideais para quem procura segurança para as suas poupanças. 

Foto de Matthew Waring na Unsplash

Também te pode interessar…